História da Better Care Network

As Crianças precisam e tem direito de serem cuidadas pelos seus parentes e de crescer num ambiente familiar. Isto foi reconhecido por anos de experiência e pesquisa como bem formalmente reconhecido pelas Leis Nacionais e Internacionais, incluindo a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Crianças. Ainda assim Milhões de Crianças vivem em Instituições Residenciais; ninguém sabe ao certo quantas.

Pelo mundo, mais de um milhão de crianças estão órfãs ou separadas de seus parentes devido a conflitos armados e 15 milhões de crianças em idade inferior a 15 anos perderam um ou ambos os parentes por HIV/SIDA. Em muitos países, Instituições mantém uma maior resposta a pobreza ou a divisão de família. Em sua maioria, tem poucos ou não existem mecanismos para garantir os posicionamentos mais adequados para encorajar e apoiar a tutela a adopcção, e providenciar apoio e monitoria as famílias adoptivas. Há muito por se fazer para prevenir separações desnecessárias de famílias através do apoio as famílias e as comunidades e para desenvolver melhores alternativas quando separações são inevitáveis.

Reconhecendo a necessidade urgente de uma acção concertada, o Fundo de Crianças Deslocadas e o Escritório de Africa para o Desenvolvimento Sustentável da Agencia dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, Fundo das Nações Unidas para a Infância, e a Save the Children UK, uniram-se para formar a Better Care Network (BCN) em 2003. Inicialmente, o BCN funcionava como uma filiação livre de organizações e indivíduos que trocavam  informações em forma de Boletim informativo. Como a lista ia crescendo, e mais informações eram trocadas pela rede, tornou-se claro que o BCN prestou um papel vital, mais formal e completo e que uma estrutura de serviço a tempo inteiro era necessária.

Em resposta, em 2005, as organizações acima mencionadas, juntas com a Cooperative Relief and Assistance Everywhere  (CARE USA), concordaram em formar e servir na BCN no Comitê Director e estabelecer o Secretariado do BCN, alojados nos escritórios da sede UNICEF em Nova Iorque.

Em Junho de 2006 o BCN é lançado no Website Better Care Network, em parceria com a Rede de Informação para os Direitos da Criança (CRIN).

Desde 2014, BCN tem estado a implementar mudanças chave para sua governação, gestão e administração para reflectir na sua maturidade como uma rede, em linha com o seu Plano Estratégico

Seus acordos fiscais e de hospedagem evoluíram para permitir que o BCN opere melhor como uma organização de rede independente. Em Novembro de 2014, BCN transferiu-se para os seus próprios escritórios localizados numa rua oposta a sede dos escritórios Nações Unidas em Nova Iorque e em Setembro de 2015 foi lançado um novo Website. 

No dia 1 de Julho de 2016, BCN tornou-se um projecto com patrocínio fiscal do Tides Center.